Jogo do Conflito: um diálogo entre arquétipos
O Jogo do Conflito é uma experiência lúdica e profunda sobre a arte do diálogo. Inspirado na Comunicação Não-Violenta (CNV) e na diversidade de formas de expressão, ele convida pessoas a conversarem sobre temas complexos — como justiça, política, liberdade ou relações — assumindo diferentes papéis de comunicação.
Cada jogador recebe um arquétipo secreto, que representa um estilo de se posicionar em conversas difíceis. O desafio é interpretar esse papel com autenticidade, mas sem ser descoberto — ao mesmo tempo em que se tenta identificar os arquétipos dos outros.
Por trás dessa dinâmica simples, o jogo propõe algo mais profundo: olhar para os próprios padrões de fala e escuta, reconhecer os estilos dos outros, e experimentar novas formas de lidar com conflitos, divergências e convivência.
Assim, o Jogo do Conflito se torna uma ferramenta de autoconhecimento; educação emocional e relacional; promoção da cultura da paz; diálogo entre diferentes pontos de vista; e desenvolvimento de empatia, escuta ativa e expressão autêntica.
Pode ser usado entre amigos, em escolas, empresas, formações terapêuticas, círculos de paz, espaços de juventude, ambientes corporativos e muito mais.
Concepção do Jogo
O Jogo do Conflito foi concebido por Thiago Forecchi Giovanni, artisticamente “ O Desconhecido Davi". Educador, bonequeiro, escritor, músico e criador de jogos, Thiago é o Product Owner do jogo e coordenou todas as etapas do processo: da criação dos arquétipos, temas e recursos, à prototipagem das mecânicas, jogabilidade, design, testes e captação de recursos.
Design e Direção Artística
O design gráfico, a direção artística e a condução das imersões de design thinking foram realizados pela equipe da Inorama Mundo Maker. Primeiro espaço maker do Espírito Santo, a Inorama atua tem como foco a criatividade e a educação, com ênfase na comunicação não-violenta e nas tecnologias aplicadas à transformação social e ambiental.
Ilustração
A identidade visual do Jogo do Conflito ganha vida nas ilustrações de Liz Maria Yago da Silva, responsável por dar forma às cartas, ao guia de consulta e à caixa do jogo.
Liz Maria Yago da Silva é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, e atua como ceramista e ilustradora;
Programação
Toda a implementação técnica e programação do jogo ficou por conta da Mito Games, desenvolvedora de jogos capixaba focada em advergames, jogos educativos, entretenimento, projetos de gamificação e realidade aumentada.
Recursos
A realização do Jogo do Conflito na versão app iOS e Android só foi possível graças ao apoio do Edital de Produção de Games da Lei Paulo Gustavo, Secretaria de Cultura do Espírito Santo, Ministério da Cultura, Governo Federal.






Jogo do Conflito
Aviso Legal | Termos e Condições | Políticas de cookies
Jogo do Conflito © 2021. Todos os direitos reservados
